Top 10 aplicativos android para estudantes – VE 17


 

 

Top 10 aplicativos que podem ajudar você a tirar um proveito maior de seus estudos.

 

Antes de mais nada, saiba que quem estuda é você

Tenha sempre em mente que quem deve estudar é você, e não seu tablet ou smartphone. Não é a quantidade de ferramentas ou fontes bibliográficas que fazem um aluno se destacar em relação aos demais. Isso vem com muita luta e esforço, usando as ferramentas a seu favor e assimilando o conhecimento contido em seu material de estudo. Ainda assim, esse pacote de aplicativos que separamos pode tornar sua vida mais fácil e fazer as horas de estudo renderem mais de alguma forma.

 

10. Agenda

O último lugar da nossa lista é ocupado pela mais simples agenda. Independente do seu smartphone ser android, muito provavelmente ele veio equipado com um aplicativo de agenda e, se não veio, certamente você encontrará um na sua loja de aplicativos. E por que indicamos um app que certamente você já deve ter instalado no seu dispositivo? Para incentivá-lo a usá-lo! Sua agenda pode ser uma ferramenta poderosa para organizar horário de aulas (junto com o local delas), provas, trabalhos e qualquer outro compromisso, podendo ainda programar lembretes para não perder o horário de nada.

Além disso tudo, dependendo da agenda utilizada, ela pode ter uma integração bacana com vários serviços digitais como e-mail, documentos e serviços de armazenamento na nuvem. E ainda tem um bônus, você pode compartilhar seus compromissos com contatos selecionados, facilitando e muito qualquer reunião que você precise participar ou organizar. Então tome proveito de tudo que sua agenda pode te proporcionar.

 

9. Google Classroom

Outro aplicativo que pode ajudar muito a vida tanto de alunos quanto de professores é o Google Classroom. Basicamente, trata-se de um aplicativo que permite a organização de salas de aula virtuais, onde o professor tem um canal de comunicação direta com os alunos inscritos em sua aula. O ambiente permite que o professor crie tarefas, colocando prazos. Cada tarefa pode ter sua nota, permitindo que o professor consulte o desempenho de toda a turma a partir de uma planilha que exibe o resultado de todos os alunos.

Parece um app fantástico, por que ele está na nona posição? Porque ele faz parte da suíte de aplicativos do Google apps para educação e, portanto, está disponível para alunos e professores que estiverem vinculados a uma instituição de ensino que tenha um acordo para usufruir do G apps. Isso faz com que seu uso seja muito limitado e por isso deixamos ele em nono lugar. Ainda assim, fizemos questão de colocar o Google classroom na lista por conhecer vários professores (e alunos) que poderiam usufruir dos benefícios dessa ferramenta e não usam porque não conhecem.

 

8. Trello

Abrindo a oitava posição está o Trello. O trello é um aplicativo feito para gerenciar projetos, principalmente cooperativos. No app, você pode criar listas de cartões, sendo que cada cartão pode ser uma etapa que precisa ser concluída de algum projeto.

O trello assumiu a oitava posição por, mesmo tendo um foco claro, ser bem versátil. Se for bem configurado, você pode usá-lo para atribuir responsabilidades para cada integrante de uma equipe ou para aquele trabalho em grupo da faculdade. Tudo fica documentado no Trello, permitindo que cada membro possa acompanhar a evolução do projeto, sabendo quem começou a fazer o quê, quando começou e ainda quando terminou. Se você costuma ter que enfrentar projetos em equipe, ou trabalhos em grupo, vale a pena conferir o trello. Ele tem uma versão gratuita e uma versão paga, mas a versão gratuita é muito funcional e dá pra se virar bem com ela. Ah, e ele ainda tem sincronização com a aplicação para acesso pelo desktop.

 

7. Assistentes escolares

A sétima posição é ocupada por assistentes escolares. indicamos dois deles, ambos com versões gratuitas na play store. Mas, o que é um assistente escolar? É basicamente uma agenda refinada, projetada para auxiliar o estudante.

Por que sétima posição? Porque esse tipo de aplicativo funciona como uma união entre uma Agenda e o Google classroom simplificando muito a vida do aluno. Neles é possível configurar horários de aulas, trabalhos e provas, junto com os mais variados tipos de aviso para cada atividade. Além disso, são capazes de deixar colocar seu aparelho no silencioso no horário das aulas, acabando com a possibilidade daquela chamada inconveniente. Vale a pena conferir os dois e escolher o que mais atender suas necessidades. E se você realmente gostar, invista na versão paga que traz uma série de funcionalidades extras.

 

My class schedule

School assistant

6. Timer

Timer, como assim, timer? Essa dica está associada à famosa técnica pomodoro (pomodoro technique, pomodoro significa tomate, do inglês). Essa é uma técnica de concentração famosa que ajuda as pessoas a serem mais produtivas se concentrando em tarefas por um determinado tempo sem distrações. A ideia é configurar um alarme para 30 minutos, por exemplo, e nesse tempo você se compromete a fazer uma determinada tarefa sem distrações, ao final desse tempo você pode tirar uns 10 minutos para conferir uma rede social, beber uma água, ou qualquer outra atividade.

 

Para isso, qualquer aplicativo de timer funciona, mas existem outros aplicativos específicos que funcionam para essa técnica, para conferir, basta procurar por “pomodoro technique” na play store.

Para além dessa técnica, existem outros aplicativos que auxiliam você na luta contra a procrastinação como o Forest: stay focused e o Habitica: Gamify your tasks que também estão linkados a seguir, onde falamos melhor deles.

 

Forest: stay focused

O grande trunfo e diferencial do Forest é ajudar você a ter mais produtividade diminuindo o tempo gasto com seu smartphone. Para isso, o app dispõe de uma mecânica interessante: ele permite que você plante uma semente virtual que vai brotando e se tornando em uma árvore na medida que o tempo vai passando. Se você decidir abandonar o app para conferir alguma outra atividade, sua árvore morre. A ideia é você configurar um tempo em que você não vai conferir qualquer app em seu celular e se você se manter fiel a esse tempo, sua árvore pode ser adicionada à sua floresta virtual.

 

Habitica: Gamify your tasks

O Habitica funciona como um RPG em que você pode configurar suas metas e tarefas. Uma vez que você tenha configurado o app, basta escolher um avatar. À medida em que suas tarefas vão sendo realizadas e suas metas cumpridas, seu personagem vai evoluindo e desbloqueando armaduras, espadas e animais de estimação. Até mesmo missões são desbloqueadas conforme sua evolução acontece. Então se você precisa de uma forcinha para realizar suas atividades diárias e ser mais efetivo, experimente o Habitica.

 

5. Sincronizadores com a nuvem

Atualmente muitas pessoas conhecem serviços de sincronização com a nuvem como o Dropbox e o Google drive. Se inscrevendo para uma conta gratuita da dropbox, você recebe 2Gb de espaço de armazenamento e pode ganhar 500Mb para cada pessoa que você indicar para o serviço. Se você ainda não usa e quer experimentar, pode usar esse link que, ao instalar o aplicativo para desktop, você e eu ganhamos 500Mb de espaço a mais em nossas contas.

Já o Google drive começa com 15Gb de espaço que é dividido entre seu e-mail, arquivos do Google drive e backup de fotos pelo Google Fotos. Tanto a dropbox quanto o Google drive oferecem planos pagos que permitem mais espaço de armazenamento.

A maior vantagem de usar esses tipos de produtos no desktop é a sincronização automática com a nuvem de arquivos colocados nas pastas de cada um desses serviços, fazendo com que você tenha acesso a seus arquivos em qualquer lugar com internet. Qualquer alteração em suas pastas também sincronizará em seu pc, permitindo o compartilhamento de arquivos e trabalho em conjunto e remoto mais fáceis, sem a necessidade de transportar equipamentos, estando tudo disponível online.

Aí é que entra a vantagem de aplicativos como o dropsync e autosync google drive que permitem sincronização de arquivos da dropbox e google drive, respectivamente. Escolhemos esses aplicativos porque eles fazem com que a dropbox e o google drive funcionem em seu smartphone da mesma forma como eles funcionam em seu desktop, realizando a sincronização automática de pastas selecionadas em seu celular com a nuvem. Isso é particularmente útil se você utiliza seu dispositivo android para trabalhar e produzir conteúdo e não apenas para consumir conteúdo já que qualquer mudança realizada em arquivos específicos do seu celular seria sincronizada automaticamente. Outra vantagem ótima é a disponibilidade de arquivos de maneira offline. Realizando a sincronização de pastas com seu smartphone, esses arquivos são sincronizados sempre que você tiver acesso à internet, e ao estar offline, seus arquivos estão lá disponíveis na memória do seu aparelho.

 

Dropsync

O dropsync tem uma versão gratuita e uma paga, que para funcionar basta comprar e baixar um app que habilita todos as funcionalidades pagas. Se você tiver condição, vale a pena investir na versão paga.

 

Autosync

O autosync é gratuito (ao menos até o dia desse post).

4. Aplicativos de notas

Esses aplicativos permitem que você faça notas rapidamente usando seu smartphone, além de terem a possibilidade de salvar suas notas e sincronizá-las com a nuvem, permitindo que você possa acessá-las de qualquer equipamento conectado à internet. E por que isso ajudaria você em seus estudos? Primeiro porque permitem que você possa se organizar criando lista de afazeres e auxiliando em possíveis datas importantes. Segundo porque permitem que você não esqueça ideias importantes para seus projetos pessoais.

Nessa categoria, indicamos os aplicativos Evernote, Google Keep ou mesmo o Google docs.

 

Evernote

O evernote é um aplicativo de notas disponível virtualmente para todas os sistemas operacionais. Possui sincronização com a nuvem e com aplicativos desktop. Permite a criptografia de notas importantes e proteção por senha para o aplicativo móvel (apenas para usuários premium). O app permite a criação de notas direto da tela de bloqueio, adicionando um atalho na barra de notificações. É possível criar notas escritas, gravações de áudio, fotos e vídeos.

 

Google Keep

É o aplicativo de notas rápidas do google. Tem uma interface simples e minimalista que se concentra apenas na organização de suas notas. O design imita uma tela com post-its, sendo possível alterar a cor de fundo de cada nota, criar listas e notas de áudio, o que dá uma vantagem na organização e facilidade de inserção de notas no app.

Google docs

Embora não seja um aplicativo de notas, pode ser usado como tal. Além disso, permite a criação de textos mais longos e a colaboração online com outras pessoas, o que ajuda muito na hora dos trabalhos em grupo.

 

3. Agregador de podcasts

Chegamos ao top 3 do nosso top 10 de aplicativos android para estudantes. E na terceira posição nós indicamos um agregador de podcasts que tem a função de, como o nome diz, agregar todos os podcasts que você acompanha em um único aplicativo do seu smartphone, podendo ser configurado para alertar quando novos episódios são publicados, ou ainda baixar novos episódios automaticamente.

Mas, como um agregador de podcast pode te ajudar? Na verdade, sozinho ele não ajuda, mas se você assinar bons podcasts, você poderá aprender muito apenas ouvindo especialistas compartilhando conhecimentos valiosos nas mais variadas áreas de conhecimento. Atualmente, existem podcasts que podem ajudar você a aprender outras línguas, a escrever melhor, aprender história, ciências, tecnologia e até a escrever em LaTeX, como o nosso podcast Café com LaTeX. Dito isso, indicamos os seguintes agregadores entre gratuitos e pagos: Podcast addict, wecast, BeyongPod e PocketCasts.

 

Podcast & Radio Addict

O podcast addict possui versão paga e gratuita, sendo que na versão gratuita você terá que conviver com alguns banners de propaganda no app. O aplicativo é simples e permite a adição de podcasts pesquisando pelo nome e adicionando o feed diretamente no app.

 

WeCast

O wecast é um aplicativo em português e, embora não seja gratuito, é bem acessível e oferece uma interface fácil de usar. Permite a assinatura de podcasts diretamente pelo feed, não sendo necessário que o podcast esteja na iTunes Store para você consumir. É totalmente configurável,  podendo ser adicionada uma política de exclusão de episódios após ouvidos ou de acordo com a necessidade do usuário.

 

BeyonPod

O BeyondPod era meu agregador de podcasts preferido. Parei de usar quando os desenvolvedores passaram a demorar muito para atualizar o app e pelo fato de não possuir uma boa sincronização entre vários aparelhos. Ainda assim é um app bastante completo e permite a assinatura de podcasts tanto pela iTunes store quanto pelo feed. É possível configurar um horário adequado para atualização dos podcasts e uma política de exclusão de episódios antigos. Também permite streaming, o que evita baixar o episódio inteiro.

 

PocketCasts

O PocketCasts é meu (Felipe) aplicativo favorito para consumo de podcast. É um app pago, mas que vale cada centavo. Tem um design interessante que usa as artes dos podcasts para formar sua identidade visual quando um podcast específico é aberto. Além disso, permite configurar políticas de download e exclusão de episódios. Como vantagens, permite a reprodução de podcasts em velocidade variável (eu por exemplo ouço podcasts em velocidade acelerada de 1,5 vezes), cortar silêncio, dar um ganho de volume a mais. Além disso, é possível sincronizar o app com qualquer outro dispositivo android que também tenha o app instalado, além de permitir sincronização com o desktop, podendo ouvir seus episódios, de onde pararam, pelo pc (funcionalidade que é desbloqueada por mais $9,00 dólares).

 

2. Escaner

E o segundo lugar vai para: aplicativos escaner. Seu smartphone provavelmente tem uma câmera integrada e, essa câmera provavelmente tem uma boa qualidade. Então, por que não usar essa câmera para registrar documentos importantes para seus estudos? Para isso, basta utilizar um desses apps: Tiny Scanner, CamScanner ou Office Lens. Basicamente, esses aplicativos permitem que você tire uma foto de um texto ou documento e converta em um arquivo pdf que pode ser compartilhado ou salvo em uma biblioteca para ser impresso ou lido em uma tela maior quando você for estudar. Pode parecer uma funcionalidade simples, mas aplicativos de scanner são essenciais para digitalizar tudo o que você precisar levar em seu smartphone ou tablet.

 

1. LectureNotes

E o primeiro lugar da nossa lista fica com o LectureNotes! Esse app permite que você crie cadernos virtuais e tome notas como se fossem cadernos reais. E é exatamente por isso que ocupa a primeira posição do nosso ranking.

O que seria da vida do estudante sem seus cadernos e anotações que permitem um estudo muito mais dinâmico e fácil? É isso que o LectureNotes se propõe a fazer: extinguir sua necessidade de papel para acompanhar a vida acadêmica. O app permite que você configure a aparência de seus cadernos livremente, permite a criação de desenhos pré-selecionados, e a importação de figuras diretamente para a página atual de um de seus cadernos. E o melhor, você ainda pode adicionar camadas de desenho para interagir com essas figuras sem se preocupar em escrever alguma coisa por cima, já que pode simplesmente esconder a camada de desenho.

Junto com outros aplicativos da nossa lista como os sincronizadores com a nuvem, você pode criar cadernos que são sincronizados para serem acessados de qualquer lugar automaticamente. Além disso, se você terminou um caderno, pode exportá-lo como um arquivo pdf e pra sempre poderá consultá-lo sem usar papel. Ah! E se você tiver uma caneta tipo stylus, o app permite ignorar o toque da mão e aceitar apenas o da caneta, parecendo ainda mais com um caderno real. O app é pago, mas como outros da lista, vale cada centavo!

 

Menções honrosas

Além de todos os apps que aconselhamos, existem menções honrosas que valem a pena serem citadas, como leitores de pdf, gravadores de som, agregadores de feed, calculadoras e apps de educação específicos.

E você, tem alguma sugestão de app que auxilia o seu dia a dia? Faça sua sugestão nos comentários.


 

Participantes desse episódio

Felipe Cabral

@felipecabralVE

Juliano Ramaldes

@Hamaldes

 

O vidaestudantil.com nas redes sociais

Facebook;

Twitter;

Instagram;

Youtube;

 

Assine um de nossos podcasts

Feed do Café com LaTeX

https://vidaestudantil.com/clfeed

Feed do VECast

https://vidaestudantil.com/vefeed

Feed Geral

https://vidaestudantil.com/podcastsfeed

 

Comentários, dúvidas e sugestões

vecast@vidaestudantil.com

 

Crédito das músicas de fundo

Music by Kevin MacLeod (incompetech.com) licensed under Creative Commons: By Attribution 3.0 – http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/

 

  • Maurício

    Mas e o Bubble Wrap?