Eventos acadêmicos – VE 13


VE13

 

Entenda como funcionam os eventos científicos, sobretudo os congressos acadêmicos. O que fazer para participar? Como se inscrever? Quais as formas mais comuns de apresentação de projetos? E como esses eventos podem contribuir para sua formação?

 

 

Eventos acadêmicos – resumo do episódio

 

Eventos científicos e acadêmicos são eventos cuja a ideia principal é divulgar pesquisa e congregar pesquisadores que desenvolvem trabalhos em áreas relacionadas. São eventos promovidos por unidades de ensino, sociedades e afins. Dentre os mais comuns podemos citar: encontros, congressos, feiras, jornadas, simpósios e fóruns.

 

1. O que são eventos acadêmicos

 

São quaisquer tipos de eventos organizados para ou pela comunidade acadêmica. Esses eventos podem ser encontros, palestras, congressos, simpósios, exposições, jornadas, entre outros. Nesse episódio focamos nossa atenção em congressos brasileiros.

 

1.1. Palestras

Normalmente são organizadas por grupos estudantis, em que especialistas são chamados para palestrar sobre um tema de grande importância, ou apresentar e motivar o uso da engenharia na forma prática.

 

1.2. Encontros

Nos encontros é possível ter palestras, mesas redondas e outros tipos de atividade. Normalmente são organizados em uma determinada semana do período letivo, sendo voltada para os alunos da instituição em que é organizado. Os encontros permitem, entre outras coisas, uma integração maior entre os alunos do curso onde é organizado, permitindo a troca de experiências não apenas com os palestrantes convidados.

 

1.3. Jornadas de iniciação científica

Jornadas de Iniciação Científica, em geral, ocorrem durante uma semana, envolvendo todas ou quase todas as áreas de ensino da instituição. Nesse evento, alunos de graduação apresentam os resultados obtidos durante a iniciação científica. As apresentações podem ser do tipo oral ou interativa/poster. Por envolver boa parte dos alunos, as jornadas de iniciação científica são ótimas oportunidades para conhecer outras áreas de conhecimento, os demais alunos dos cursos e descobrir a área em que os professores atuam.

 

2. Como participar desses eventos

 

Para participar de congressos os interessados devem se inscrever no evento e pagar uma taxa de inscrição que varia de acordo com o congresso e com a modalidade de inscrição. As modalidades mais comuns são as de estudante e as de profissionais, sendo que a inscrição como estudante possibilita o acesso a todos os trabalhos que serão expostos, minicursos, palestras, mesa-redonda e afins. Porém, inscritos na modalidade Estudante só têm direito à publicação de artigo nos anais do congresso se ao menos um dos autores estiver realizado a inscrição profissional.

Outra forma de participar seria colaborando na organização do evento, mesmo quando organizados por sociedades, os eventos acadêmicos estão vinculados a uma instituição de ensino. A instituição que sedia o evento conta com a colaboração de voluntários, geralmente alunos dos cursos das áreas relacionadas, e essa é uma ótima oportunidade para desenvolver habilidades pessoais e de gestão, bem como ter acesso ao conteúdo e contato com pesquisadores das mais diversas áreas.

 

3. Por que é importante participar de eventos acadêmicos?

 

Eventos acadêmicos atraem pesquisadores e trabalhadores da indústria, o que traz oportunidades para alunos e profissionais. Para profissionais a participação é interessante para se manter atualizado em relação às principais pesquisas que estão sendo desenvolvidas na área de atuação. Além disso, existe a possibilidade de tornar seu trabalho e sua área de pesquisa mais relevantes, dado que esses eventos permitem exposição do seu trabalho que, sendo bem feito, pode atrair a atenção dos principais pesquisadores da área. Já os alunos têm a oportunidade de assistir apresentações de trabalhos de alto nível, desenvolvido pelos principais pesquisadores, o que pode dar uma ideia de como é a vida após o curso de graduação, tanto para a carreira acadêmica quanto para a industrial. Aliado a isso, o aluno pode procurar orientadores professores para fazer um network com os principais profissionais da área.

 

4. Como esses eventos são organizados?

 

Em geral, congressos e simpósios são organizados por sociedades da área, junto com instituições de ensino que sediam o evento. É comum que esses eventos sejam organizados em hotéis, podendo também ser realizados em um dos campus da instituição de ensino que abriga o congresso. Os trabalhos são divididos por sessões com duração de 2 horas cada, podendo ser orais ou interativas. As sessões orais contam com 6 artigos, cada um devendo ser apresentado em 15 minutos, sendo que para cada apresentação são reservados 5 minutos para perguntas. Além disso, as sessões orais são organizadas por área, sendo alocados artigos que dissertem sobre o mesmo tema.

As sessões interativas são organizadas em um grande Hall ou salão com diversos televisores espalhados. Os autores dos trabalhos devem conectar seus computadores às televisões e então realizar apresentações e responder às perguntas que qualquer pessoa interessada possa fazer. Em alguns congressos, ao invés de uma sessão interativa, uma sessão de pôsteres é organizada, em que os autores devem levar um pôster que represente seu trabalho, deixar em exposição e, de igual maneira, apresentar seus resultados e responder a qualquer pergunta realizada por pessoas interessadas pelo trabalho.

 

5. Qual é a importância desses eventos?

 

De forma geral, além de toda integração que existe em eventos como esses, a possibilidade de motivação de pessoas para a área em que o congresso está inserido é incalculável. Além disso, esses eventos incentivam o turismo para outras cidades do país ou do mundo, valorizando a instituição de ensino organizadora e a cidade. O aumento da visibilidade da área de pesquisa também é um fator positivo para a organização desses eventos. Além, é claro, de oferecerem ótimos coffee breaks ;).

 

Entrevista

 

Perguntamos ao Jean Américo o que ele achou de seu primeiro congresso. Acompanhe as perguntas que fizemos a ele:

 

  1. Jean, quem você é e o que você faz?
  2. Como você vê seu curso em relação ao mercado de trabalho e pesquisa?
  3. Você pretende seguir a carreira acadêmica? Por quê?
  4. De onde partiu a ideia de escrever um artigo para o CBA 2016?
  5. Como foi essa experiência?
  6. Você pode falar um pouco sobre o seu trabalho?
  7. O que você achou da sua apresentação?
  8. O que você achou do congresso?
  9. De forma geral, o que achou dos trabalhos apresentados no congresso?
  10. Qual a importância que eventos como o CBA têm para a pesquisa e o desenvolvimento do país?
  11. De que forma eventos como o CBA podem motivar as pessoas a desenvolver uma carreira na área de ciências e tecnologia?
  12. Quais outros benefícios esse tipo de evento pode trazer para pesquisadores e alunos de graduação?

 

Conclusão

 

Eventos acadêmicos são grandes oportunidades de crescimento profissional tanto para quem os organiza quanto para seus participantes. Sempre que possível, busque por palestras, encontros ou congressos na área que interessa a você e não abra mão dessas oportunidades.

 

 


 

Participantes desse episódio

 

Felipe Cabral

@felipecabralVE

 

 

Juliano Ramaldes

@Hamaldes

 

 

Jean Américo

 

O vidaestudantil.com nas redes sociais

Facebook;

Twitter;

Instagram;

Youtube;

 

Feed do VECast

https://vidaestudantil.com/vefeed

Comentários, dúvidas e sugestões

vecast@vidaestudantil.com

Crédito das músicas de fundo

Music by Kevin MacLeod (incompetech.com) licensed under Creative Commons: By Attribution 3.0 – http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/