Equipe Minerva eRacing [VE entrevista] – VE 18


 

 

Você sabe o que são equipes de competição universitárias? Já se interessou em entrar em uma dessas equipes? Conhece o objetivo de uma equipe de competição e como o trabalho é realizado?

 

Nós respondemos essas e outras perguntas com o capitão da equipe de competição Minerva eRacing no primeiro episódio da nossa série de entrevistas de férias. Dá o play e confira.

 

A Minerva eRacing

 

A Minerva eRacing é uma equipe de competição da categoria fórmula SAE de veículos elétricos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A ideia da equipe é apresentar um projeto de engenharia de um carro elétrico e promover a sustentabilidade.

 

A equipe é formada exclusivamente por alunos de graduação de diversos cursos de engenharia da escola politécnica da UFRJ. O objetivo principal é a confecção de um veículo elétrico de alta performance do tipo Fórmula SAE. Assim, uma das principais motivações da equipe é popularizar a ideia de carros elétricos no cotidiano das pessoas, ideia essa que era inatingível há poucos anos. Os projetos que a equipe desenvolve impactam toda a comunidade: alunos, professores, funcionários, pais e amigos.

 

É importante dizer que a equipe não possui fins lucrativos. Portanto, todos os recursos levantados são utilizados para a manutenção dos projetos desenvolvidos.

 

Agora, com vocês, os membros da eRacing:

 

O que é Formula SAE?

 

O Projeto Fórmula SAE é uma competição de desenvolvimento de produto, em que estudantes devem conceber, projetar, fabricar e competir com pequenos carros de corrida estilo fórmula. A competição teve início nos Estados Unidos em 1981 substituindo uma competição chamada de mini-indy. A competição nasceu da necessidade de engenheiros especializados em veículos de alta performance, sendo impulsionada por três grandes montadoras de americanas: General motors, Ford e Chrysler.

 

No Brasil, a primeira competição ocorreu no ano de 2004 com o objetivo de contribuir de maneira significativa para a formação dos futuros engenheiros. A competição é realizada em 3 dias, sendo composta por provas dinâmicas e estáticas que avaliam a performance do projeto tanto na pista como em apresentações técnicas das equipes, que incluem projeto, custo e uma apresentação de marketing.

 

Para mais informações sobre a competição, acesse o site do projeto.

 

Como faz para entrar em contato com a Minerva eRacing?

 

A Minerva eRacing pode ser encontrada nas principais redes sociais. Para facilitar sua vida, nós linkamos todas a seguir:

 

 

Vale a pena visitar a página da equipe no facebook e o canal deles no Youtube.

 

Entrevista

 

Nós entrevistamos o Ricardo Estrela e o Tiago que são chefe da parte de acumulador do carro e capitão da equipe, respectivamente. Nós procuramos esclarecer os principais pontos que pudemos sobre o dia a dia de uma equipe de competição com o objetivo de desmistificar o trabalho das equipes e apresentar esse universo para você que está no ensino médio pensando em cursar engenharia, ou você que já cursa engenharia e ainda não tinha cogitado essa possibilidade.

 

 

Aproveite ao máximo tudo que a universidade pode te proporcionar durante seu curso de graduação. E as equipes de competição são uma ótima pedida!

 


 

Participantes desse episódio

Felipe Cabral

@felipecabralVE

Juliano Ramaldes

@Hamaldes

 

O vidaestudantil.com nas redes sociais

Facebook;

Twitter;

Instagram;

Youtube;

 

Assine um de nossos podcasts

Feed do Café com LaTeX

https://vidaestudantil.com/clfeed

Feed do VECast

https://vidaestudantil.com/vefeed

Feed Geral

https://vidaestudantil.com/podcastsfeed

 

Comentários, dúvidas e sugestões

vecast@vidaestudantil.com

 

Crédito das músicas de fundo

Music by Kevin MacLeod (incompetech.com) licensed under Creative Commons: By Attribution 3.0 – http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/