A organização do texto em LaTeX – CL 4


 

 

Antes de entrarmos no assunto desse episódio em si, preciso avisar de um problema que está acontecendo para em relação ao download do MikTeX (que abordamos no episódio 2 do Café com LaTeX).

 

O que está rolando? Abrindo o instalador, depois que você escolher se quer realizar o download da versão básica ou completa, o instalador do MikTeX vai pedir para você escolher um link de redirecionamento para baixar os pacotes necessários. Graças à ouvinte Marília, pudemos ver que o link da USP (linorg.usp.br) não está funcionando. Portanto, evite esse link. Se você insistir, ele dará um erro no meio, sim, no meio, não no início, do seu download e você não terá todos os arquivos necessários para a instalação do MikTeX.

 

Agora, vamos para a divisão do texto em LaTeX

 


 

O que quero dizer por organização? Basicamente, é como um documento LaTeX é dividido e qual é a relação entre essas divisões no texto.

 

De forma resumida, a divisão de um documento se dá em:

 

\part – Parte

\chapter – Capítulo

\section – Seção

\subsection – Subseção

\subsubsection – “Subsubseção”

\paragraph – Parágrafo

\subparagraph – Subparágrafo

 

As divisões \paragraph e \subparagraph são apenas comandos para divisão (organização) e não se tratam de fato de parágrafos no documento. Para criar parágrafos em um documento em LaTeX basta separá-los usando Enter.

 

Com exceção da \part, todas as divisões funcionam de forma hierárquica no texto, ou seja, capítulos são divididos em seções que são divididas em subseções e assim por diante.

 

Dependendo da classe do documento, a divisão mais hierárquica muda. Normalmente, o capítulo ou a seção são as primeiras divisões permitidas. Nas classes book e report, a primeira divisão poossível é a \chapter, enquanto na classe article, a primeira divisão possível é a \section.

 

As divisões do documento, junto com todo o documento, são usadas entre os comandos \begin{document} e \end{document}. Tudo o que for escrito de forma subsequente a uma divisão fará parte dessa divisão, ou seja, se eu quiser escrever um capítulo sobre fundamentação teórica em um relatório, basta usar o comando \chapter{Fundamentação teórica} e tudo o que for escrito após esse comando fará parte do capítulo de fundamentação teórica até que comece um novo capítulo.

 

Caso seja necessário, é possível organizar o documento usando a hierarquia sem que o nome da divisão e número apareçam no resultado final. Para isso, basta adicionar um asterisco aos comandos apresentados. Assim, para o capítulo de fundamentação teórica, teríamos \chapter*{Fundamentação teórica}. O efeito prático é que o LaTeX não escreveria a palavra Capítulo e o número do capítulo no pdf, apenas o nome em si, que no caso do nosso exemplo seria apenas Fundamentação teórica.
Toda a organização do documento é realizada de forma automática seguindo-se essa hierarquia. Se o usuário desejar que o documento possua um sumário, basta usar o comando \tableofcontents no lugar onde se é desejado que o sumário seja impresso. É importante notar que o sumário é impresso automaticamente, levando em consideração qualquer mudança realizada no documento. Caso você esteja utilizando o TeXstudio, toda a organização do seu documento é mostrada em uma barra lateral à esquerda, o que facilita a transição entre capítulos e seções, principalmente em documentos grandes como livros ou projetos de graduação, sem que seja necessário quebrar o documento em mais de um arquivo .tex (falarei mais sobre isso em um episódio futuro).

 

A hierarquia do documento em LaTeX é uma das melhores qualidades do dessa ferramenta. Toda a numeração de capítulos é realizada automaticamente em seu pdf. A fonte usada, tamanho, posicionamento e qualquer outro tipo de formatação é realizada automaticamente de acordo com a classe do documento utilizada. E esse é o grande diferencial do LaTeX: permitir que o usuário se preocupe apenas em produzir o conteúdo, já que a formatação é realizada automaticamente.

 

Espero que tenha gostado do episódio de hoje. No próximo episódio conversaremos sobre equações.

 


 

Apresentação

Felipe Cabral

@felipecabralVE

 

Assine um de nossos podcasts

Feed do Café com LaTeX

https://vidaestudantil.com/clfeed

Feed do VECast

https://vidaestudantil.com/vefeed

Feed Geral (Vida Estudantil)

https://vidaestudantil.com/podcastsfeed

 

Acompanhe o vidaestudantil.com nas redes sociais

Facebook;

Twitter;

Instagram;

Youtube;

 

Comentários, dúvidas e sugestões

cafecomlatex@vidaestudantil.com

 

Crédito da música de fundo

Artist: Dhalius,
Track: “CoffeSong”,
Website: shrecords.wordpress.com,
Email: kreativaweb@gmail.com