answer-sheet-1460820

Nos dias 24 e 25 de outubro serão aplicadas as provas do ENEM 2015. Estamos na reta final e uma dúvida surge: como se preparar a menos de um mês? Vamos dar aqui algumas dicas para ajudar você a ter um bom desempenho nas provas.

Não entre em pânico

É comum nos últimos dias antes das provas a ansiedade aparecer e você começar a duvidar de que você realmente sabe o que estudou e está preparado. Diversos alunos relatam que confundem as matérias e não conseguem fazer os exercícios mais simples que já fizeram um milhão de vezes. Isso é tudo culpa do nervosismo e da ansiedade. Mantenha-se calmo. Acredite no seu estudo e em você mesmo. O nervosismo irá passar e gradativamente as ideias irão fluir.

Descanse na véspera

É comum os alunos virarem a noite estudando para uma prova do colégio e se saírem relativamente bem no dia seguinte.  Contudo, no caso das provas do ENEM (e da faculdade nos anos seguintes) a situação é diferente. As provas do ENEM não duram apenas 50 minutos e o conteúdo não é apenas alguns capítulos de um livro. O conteúdo agora é simplesmente todo o conhecimento que você acumulou durante todos os anos de colégio. Isso requer um preparo psicológico e que você esteja calmo e descansado. Se virar a noite estudando na véspera, certamente estará muito cansado e irritado. Como a prova demora horas, não terá o pique para fazer a prova toda bem e ter o melhor resultado possível.

Reforce os conteúdos diariamente

Estude todos os dias revendo os principais conteúdos de cada matéria. Estabeleça uma rotina de estudos, mas não exagere. Durma bem, coma bem e beba bastante líquido. Uma boa dica para estudar é escrever. Fazer pequenos resumos dos tópicos principais ajuda a memorizar e até mesmo entender melhor o conteúdo.

A repetição leva à perfeição

Os seres humanos aprendem por repetição. Quanto mais vezes repetimos, mais aprendemos. Aprendemos a falar repetindo diversas vezes as mesmas frases. Acredite, isso não mudou, e é necessário que você repita os exercícios e os conteúdos diversas vezes até fixá-los. Toda vez que começar a estudar uma matéria, tente lembrar dos assuntos vistos da última vez sobre a mesma matéria. Isso ajudará a dar continuidade no estudo e fixar conceitos.

Fique offline

Cada vez mais estamos dependentes da tecnologia. É comum ver jovens andando pelas ruas como se fossem zumbis, olhando fixamente para os seus smartphones conversando freneticamente com seus amigos ou viajando em redes sociais. Na hora da diversão tudo bem, mas na hora dos estudos aqueles avisos sonoros de mensagens chegando a cada segundo, te deixando com vontade de ver o que está se passando, certamente tirarão a sua concentração. Desligue tudo, tranque-se no seu quarto ou vá para uma biblioteca, e estude concentrado.

Explique para alguém

Se esforçar para explicar um assunto para outra pessoa, mesmo que essa pessoa não esteja nem um pouco interessada no assunto, ajuda a organizar o raciocínio. Tente explicar um assunto que te parece confuso para seu namorado ou namorada, e você verá que na tentativa de explicar, muitas coisas que você não tinha prestado atenção começarão a aparecer e as ideias fluirão. É claro que usar a sua cara metade como um boneco pode deixá-la um pouco aborrecida, mas é só não exagerar.

 

Bom pessoal, é isso. Espero que essas dicas ajudem vocês. Me ajudaram muito quando fiz meu vestibular. Nesta quarta-feira, dia 30, estamos lançando nosso podcast, o VECast. Se você não sabe o que é, dê uma olhada no site. Prestigie-nos com a sua audiência. Abraços e bom estudo.