Podcast: Play in new window | Download | Embed
Assine e receba sempre novos episódios Spotify | Email | RSS | Mais Opções de Assinatura
A instalação do LaTeX ainda parece amedrontadora? Você tem vontade de escrever em LaTeX, mas a instalação da distribuição e editor parece muito complexa? Teve problemas em instalar pacotes que ainda não faziam parte da sua biblioteca? Você sente que a instalação completa de uma distribuição ocupa espaço demais no seu hd?
Seus problemas acabaram (ou não)! Conheça o Overleaf, um editor de LaTeX online que roda uma distribuição na nuvem e não requer instalação!
1. O que é o Overleaf?
O Overleaf é um editor e compilador online de LaTeX. Com uma conta no site oficial, você pode começar a escrever seu primeiro documento do zero ou usar um dos inúmeros modelos disponíveis também na plataforma.
No overleaf, os trabalhos são organizados por Projetos. Assim, sempre que você quiser produzir um novo texto, deve criar um projeto, onde todos os arquivos relacionados a esse texto são armazenados, incluindo figuras e o arquivo .tex, que você pode baixar para trabalhar offline.
Por ser um serviço online, fornecido por uma empresa, existem planos de assinatura que o usuário deve escolher quando fizer sua conta no site. É possível usar o serviço gratuitamente com algumas limitações. É importante avisar desde já que esse programa não é patrocinado! Estamos apresentando o Overleaf apenas como uma opção interessante para usuários de LaTeX que desejem experimentar a ferramenta sem precisar recorrer a nenhuma instalação.
2. Diferenças entre contas
2.1. Conta gratuita
Você decidiu dar uma chance ao Overleaf e fez uma conta no site gratuitamente, o que dá para fazer com essa conta? Usando a conta gratuita, você pode ter no máximo 1 colaborador (falaremos melhor sobre essa funcionalidade mais à frente no programa), número de projetos privados ilimitado, colaboração em tempo real, acesso aos modelos arquivados no site e ao editor LaTeX com compilador integrado.
2.2. Contas pagas
Aí você deve estar se perguntando, o que a versão paga te proporciona. Por módicos 15 dólares por mês, optando por pagamento mensal, ou 180 dólares por ano, você assina a versão de colaborador, o que permite trabalhar com até 10 colaboradores, mais histórico de mudanças em tempo real, pesquisa avançada por referências, histórico completo do documento, integração com o dropbox e com Github e prioridade no suporte pela equipe do Overleaf.
Além da versão de colaborador, ainda existe a versão profissional que custa 30 dólares por mês ou 360 dólares por ano. Nessa versão, além de todos os benefícios da versão de colaborador, não há limite para o número de colaboradores.
O Overleaf conta ainda com descontos para estudantes. Assinando um desses planos, comprovando que você é, de fato, estudante, você paga 8 dólares por mês ou 80 dólares por ano, tem todos os benefícios das versões pagas citadas com um limite de 6 colaboradores.
3. Pontos positivos do Overleaf
Basicamente, vou citar aqui todas as qualidades do Overleaf me baseando na conta gratuita. Leve em consideração se o que a empresa oferece nos planos pagos valem a pena o investimento.
- LaTeX sem instalação: basta fazer sua conta e começar a usar
- Arquivos armazenados na nuvem
- Colaboração para trabalhar em documentos
4. Pontos negativos do Overleaf
Diante do que apresentamos, existe alguma desvantagem na utilização do Overleaf? Bom, tudo na vida tem vantagens e desvantagens e com o overleaf não seria diferente. Talvez algumas características que vou comentar nesse episódio sejam enviesadas por alguém que sempre preferiu trabalhar com uma versão offline do LaTeX. Então, se você não concordar com essa avaliação, sinta-se livre para comentar esse episódio.
- Serviço exclusivamente online: pode prejudicar a mobilidade quando a oferta de internet não é boa.
- Atalhos de teclado são muito específicos ou não funcionam pelo fato do editor rodar no navegador web.
- Pouca personalização do editor como é possível ter em editores como o TeXStudio
Apresentação
Felipe Cabral
Assine um de nossos podcasts
Feed do Café com LaTeX
https://vidaestudantil.com/clfeed
Feed do VECast
https://vidaestudantil.com/vefeed
Feed Geral (Vida Estudantil)
https://vidaestudantil.com/podcastsfeed
Acompanhe o vidaestudantil.com nas redes sociais
Comentários, dúvidas e sugestões
cafecomlatex@vidaestudantil.com
Crédito das músicas de fundo
Music from https://filmmusic.io
“There It Is” by Kevin MacLeod Website: https://incompetech.com Licence: CC BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/)
“Werq” by Kevin MacLeod Website: https://incompetech.com Licence: CC BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/)