1. Como uma classe é definida?

O que são classes de documentos, quais são as mais comuns e qual é mais adequada para cada documento? Nesse episódio, falamos sobre as classes em LaTeX, quais são as principais e mais comuns.

Em primeiro lugar, preciso dizer onde fica a classe do seu documento. Ele deve ser definida no preâmbulo, como primeiro comando a ser feito no texto. O comando é o documentclass, que tem o seguinte formato:

\documentclass[Options]{Class}

2. O que é uma classe?

Uma classe é um arquivo com extensão CLS com uma série de comandos de formatação que padroniza o estilo do seu documento. Ele serve para que o LaTeX saiba exatamente como o seu documento deve ser formatado. Cada classe disponibiliza um conjunto de opções que podem ser usadas para personalizar seu texto, como por exemplo tamanho da fonte, tamanho do papel, número de colunas, entre outras.

Cada classe também disponibiliza uma série de comandos próprios para facilitar a utilização do usuário. Os mais comuns são comandos em que você pode informar o título do documento, os autores, a data de entrega no caso de relatórios, entre outras facilidades. Normalmente, os desenvolvedores das classes disponibilizam arquivos exemplo que auxiliam a escrita do texto. Esses exemplos costumam possuir comandos básicos e genéricos que atendam a maioria dos usuários dessa classe e explicações comentadas sobre outras opções que podem ser usadas.

Uma das características mais interessantes do LaTeX é que você pode fazer a sua própria classe para padronizar seus textos ou documentos de sua instituição. É muito comum encontrar nos sites de congressos e revistas científicas classes próprias para publicação nesses canais, de tal forma que o autor do trabalho não se preocupe com a formatação do documento que deseja submeter. Se você tem vontade de produzir sua própria classe, talvez seja mais fácil começar alterando uma que já exista e cujo resultado se aproxime da sua necessidade. É possível editar arquivos de classe utilizando o editor LaTeX de sua preferência. Aqui no Café com LaTeX, recomendamos o TeXStudio, um editor gratuito e muito completo.

3. Classes mais comuns

Dentre as classe mais comuns de LaTeX podemos citar as seguintes:

  • Book – para livros, permitindo a divisão do documento em capítulos e até em partes, caso necessário.
  • Article – para artigos em revistas científicas, apresentações, relatórios curtos, convites, entre outros. 
  • Report – para relatórios grandes que contenham capítulos, pequenos livros e até teses e dissertações.
  • Standalone – classe genérica para preparação de documentos rápidos.
  • Letter – para escrever cartas.
  • Beamer – para criar apresentações de slides. Em breve faremos um episódio dedicado inteiramente à classe beamer.

4. Opções mais comuns associadas às classes

Algumas características das classes podem ser alteradas rapidamente de acordo com opções escolhidas quando você define a qual classe seu documento pertence. Vamos ver algumas das opções mais comuns para as chamadas classes genéricas. Para classes específicas, é necessário consultar a documentação da classe que você for usar para saber quais opções estão previstas, como usá-las e quais são seus efeitos

  • 10pt, 11pt, 12pt – Determina o tamanho da fonte principal do documento. Se nenhuma opção é dada, o tamanho 10 é escolhido por padrão.
  • a4paper, letterpaper – Determina o tamanho do papel. Algumas distribuições de LaTeX pressupõem que o tamanho padrão seja tamanho carta (letterpaper), enquanto outras supõem que o padrão é o A4 (A4paper)
  • fleqn – Escreve fórmulas alinhadas à esquerda do papel ao invés de centralizadas
  • leqno – Escreve o número das formas do lado esquerdo ao invés do direito
  • titlepage e notitlepage – Indica se uma nova página deve ser inicializada logo após a página de título ou não. Por padrão, a classe article não inicializa uma nova página após o título, enquanto que as classes report e book sim.
  • twocolumn – Faz com que o texto seja escrito em duas colunas ao invés de uma
  • twoside e oneside – Indica se o pdf de saída deve ser feito considerando-se apenas um lado ou dois lados. Isso é interessante para livros, por exemplo, que precisam ter as páginas ímpares com uma margem à esquerda maior e páginas pares com margem à direita maior para compensar o espaço perdido no processo de brochura. Por padrão, as classes article e report têm estilo de impressão de apenas um lado e a classe book de dois lados. É importante destacar que essa opção altera o estilo do texto, mas não informa à impressora como deve ser, de fato, feita a impressão.
  • landscape – Muda o estilo do documento para modo paisagem.
  • openright e openany – Força que os capítulos sejam iniciados em páginas de número ímpar ou na próxima página disponível. Essa opção não funciona com a classe article, já que a divisão por capítulos não existe nessa classe. Por padrão, a classe report inicia os capítulo na próxima página disponível e a classe book inicia os capítulos nas páginas de número ímpar.
  • draft – Faz com que o LaTeX indique problemas de separação de sílabas e orientação do texto justificada com um quadrado na margem à direita da linha onde ocorreu o problema. A ideia é que esses problemas sejam facilmente encontrados pelo autor do trabalho. Além disso, também impede a inclusão de imagens, mostrando apenas um retângulo onde esses elementos textuais seriam impressos.

Esse episódio é uma adaptação do artigo Document Structure da Wikibooks.


Apresentação

Felipe Cabral

@felipecabral

Assine um de nossos podcasts

Feed do Café com LaTeX

https://vidaestudantil.com/clfeed

Feed do VECast

https://vidaestudantil.com/vefeed

Feed Geral (Vida Estudantil)

https://vidaestudantil.com/podcastsfeed

Acompanhe o vidaestudantil.com nas redes sociais

Comentários, dúvidas e sugestões

cafecomlatex@vidaestudantil.com

Crédito das músicas de fundo

Music from https://filmmusic.io

“There It Is” by Kevin MacLeod Website: https://incompetech.com Licence: CC BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/)

“Werq” by Kevin MacLeod Website: https://incompetech.com Licence: CC BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/)