Como vimos nos episódios anteriores, a organização e formatação de textos são qualidades inerentes ao LaTeX que permitem que o usuário se concentre apenas em produzir o conteúdo, o que proporciona maior produtividade no trabalho acadêmico. Se quiser conferir os episódios que falamos sobre essas qualidades do LaTeX, ouça o episódio 1 e o episódio 4 do Café com LaTeX.

Além da formatação, outra característica interessante do LaTeX é a forma como equações são inseridas em um texto. Basicamente, existem duas formas de se inserir equações em um documento: (i) no corpo do texto, ou (ii) em destaque. Falamos sobre as duas formas a seguir.

Equações no texto

Talvez a forma mais fácil de se escrever equações em LaTeX seja diretamente no texto. Fazer isso é necessário quando uma variável, função, equação ou qualquer entidade matemática faça parte de sua explicação. Para fazer isso, basta escrever entre cifrões.

Tudo que for escrito entre cifrões no texto é interpretado pelo LaTeX como uma equação. Como exemplo, considere a função f(x)=4x^3 + 2x^2+1, se você escrever a mesma expressão entre cifrões, ficará f(x)=4x^3 + 2x^2+1.

Note que os principais sinais e comandos matemáticos usados são intuitivos, sendo os mais comuns organizados de acordo com a tabela a seguir:

Operação Comando Resultado
Adição + +
Subtração -
Multiplicação \times \times
Divisão x/y ou \frac{x}{y} x/y ou \frac{x}{y}
Potenciação x^y x^y
Raiz quadrada \sqrt{x} \sqrt{x}
Subscrito x_{y_z} x_{y_z}
Sobrescito x^{y^z} x^{y^z}
Conjunto \mathbb{N} = \{1, 2,\ldots\} \mathbb{N} = \{1, 2,\ldots\}

Para quem usa o TeXStudio, existe uma série de símbolos matemáticos e quais comandos associados na lateral esquerda. Se você clicar em algum símbolo, o TeXStudio automaticamente escreve o comando associado ao documento que estiver sendo editado no momento.

Equações em destaque

Outra forma de se escrever equações é usando o ambiente equation, que dá destaque às equações no texto. Isso pode ser realizado usando os comandos begin{equation} e end{equation} (usando a contra-barra \ antes dos comandos). Usando a mesma função f(x) como exemplo, teríamos:

(1)   \begin{equation*} f(x) = 4x^3 + 2x^2 + 1 \end{equation*}

Note que automaticamente o LaTeX numerou a equação (1). Caso a numeração não seja desejada, basta usar os comandos com asterisco * no final, ou seja, begin{equation*} e end{equation*}, sem esquecer da contra-barra \. Usando os comandos com o asterisco, a equação fica como:

    \begin{equation*} f(x) = 4x^3 + 2x^2 + 1 \end{equation*}


sem numeração no final.

Outra forma de se escrever equações destacadas sem numerá-las é usando colchetes [ ], com a contra-barra \ antes de cada colchete:

    \[f(x) = 4x^3 + 2x^2 + 1\]

É importante destacar que você pode fazer bom uso da numeração automática de equações no LaTeX usando os comandos \label{rotulo} e \ ref{rotulo}. Escreva \label{rotulo} logo após o \begin{equation}. No lugar de “rotulo” dê um nome único à equação. Assim, quando quiser se referenciar a essa equação no texto, basta usar o ?? que o LaTeX escreverá o número correspondente a essa equação no pdf (assim você nem se preocupa com a numeração das equações, basta saber rotulá-las bem).

Além do ambiente de equação simples, existem outros outros ambientes matemáticos que facilitam a criação de equações empilhadas, matrizes e funções especiais. Vamos entrar em detalhes sobre esses comandos no futuro. Não perca!

Ainda tem alguma dúvida ou sugestão? Escreva para nós aí nos comentários!


Apresentação

Felipe Cabral

@felipecabralVE

Assine um de nossos podcasts

Feed do Café com LaTeX

https://vidaestudantil.com/clfeed

Feed do VECast

https://vidaestudantil.com/vefeed

Feed Geral (Vida Estudantil)

https://vidaestudantil.com/podcastsfeed

Acompanhe o vidaestudantil.com nas redes sociais

Facebook;

Twitter;

Instagram;

Youtube;

Comentários, dúvidas e sugestões

cafecomlatex@vidaestudantil.com

Crédito da música de fundo

Artist: Dhalius,
Track: “CoffeSong”,
Website: shrecords.wordpress.com,
Email: kreativaweb@gmail.com