Freeimages.com/Jean Scheijen

Freeimages.com/Jean Scheijen

Daqui a um mês ocorrerá a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM, e sempre vemos a mesma manchete nos noticiários nacionais: a de estudantes que chegaram no local da prova depois do fechamento dos portões.

Uma vez, conversando com uma amiga, ela disse que o atraso era cultural. Ela não se referiu ao povo brasileiro como um todo, mas sim um grupo de pessoas específico. Ainda assim, o problema do atraso dos brasileiros de fato parece ser uma questão cultural.

Inúmeras vezes amigos meus se atrasaram e inúmeras vezes me atrasei para compromissos marcados. Quando você se atrasa, você está dizendo, implicitamente, que seu tempo vale mais que o das outras pessoas que chegaram no horário. E isso conta muito na vida profissional. Imagina dizer para seu possível futuro chefe, em uma entrevista de emprego, que o seu tempo vale muito mais que o dele. É exatamente isso que você faz quando chega atrasado em algum compromisso.

E nem vale culpar o trânsito, a falha no trem ou o pneu estourado! Imprevistos acontecem e, ao menos no Rio de Janeiro, o sistema de transportes é muito aquém do que deveria ser para atender as demandas mínimas da população. Ainda assim, por que nunca perdemos ou nos atrasamos para compromissos que realmente queremos ir? Pense comigo: imagine que sua banda favorita, aquela banda que para a qual você montou um fã clube, acompanha nas redes sociais e assiste aos shows, vai realizar um show na sua cidade. Você perderia essa oportunidade? Mesmo que o show fosse longe e você dependesse de transporte público? E se tivesse engarrafamento no dia? Geralmente nós não perdemos os compromissos que mais nos interessam, não é?

Então, para o ENEM 2015, ou qualquer outro vestibular da sua cidade não se atrase! Como? Bom aqui vão algumas dicas para que você não seja o estudante desesperado a ser entrevistado nesse ano:

1. Saia de casa cedo

Eu também poderia chamar essa regra de: programe-se. Bom, os portões dos locais de prova do ENEM abrem às 12:00 horas e suponha que você more a 15 quilômetros do local da prova. Que horas você deve sair de casa? Que horas você sairia se quisesse chegar às 11:00 horas e não às 12:00? Essa é uma boa opção para evitar se atrasar em uma atividade que vai ditar seu futuro como profissional por no mínimo 4 anos. Além disso, saindo com pelo menos uma hora de antecedência, você pode superar algum imprevisto, já que ainda tem tempo de buscar uma solução e comparecer no horário.

2. Não dependa somente de si mesmo, ou tenha um plano B

Suponha que você já tenha carteira e carro para ir para o local da sua prova com conforto e facilidade. E suponha que no meio do caminho seu pneu estoura. Pronto, lá se vai a prova… Não dependa exclusivamente de você para o deslocamento. Se há a possibilidade de ir de carro, não aposte nessa possibilidade com todas as suas fichas. Se, porque você vai de carro, sai de casa prevendo chegar no horário da prova, qualquer imprevisto será uma impossibilidade de chegar antes dos portões fecharem e aí, bom, e aí que todo ano tem ENEM né?

É o seu futuro, não o dos seus pais, amigos ou familiares. Tenha um plano B! Se a via que você escolheu para ir à prova estiver engarrafada, você consegue mudar de caminho com facilidade? E se o ônibus quebrar, o trem descarrilhar ou faltar energia no metrô? Você terá dinheiro suficiente para pagar um táxi, se necessário? Claro que se todas essas coisas acontecerem juntas não vai ter muito jeito, mas a chance disso ocorrer, exatamente nos momentos anteriores à prova é mínima, então previna-se.

3. Durma cedo no dia anterior

Se a prova for de manhã, ir para a cama cedo é fundamental, caso contrário, acordar na hora será uma questão apenas de sorte. No caso do ENEM, que a prova começa às 13:00 horas, também é importante ir para a cama cedo no dia anterior, afinal, acordar cedo no dia e bem descansado, vai te dar o tempo necessário para se hidratar e se alimentar bem para enfrentar uma prova com duração de 5 horas e meia. Lembre-se que os portões abrem às 12:00 horas, e aí, qual será o horário da sua última refeição antes da prova? Certamente bem mais cedo do que você está acostumado! Talvez você nem almoce, então? Bem, se não for almoçar, não deixe de se alimentar. Se preciso, leve água e um lanche para a prova, mas não se prenda a isso. Você deve estar preparado e o momento de se preparar é antes de enfrentar o desafio.

4. Informe-se

Pesquise o local onde a prova será aplicada. É perto da sua casa? Você pode ir andando? Leve o endereço do local de aplicação da prova com você. Se você se perder, poderá ao menos pedir ajuda no caminho para chegar lá. Procure por pontos de referência próximos ao local da prova. Pesquise mais de uma rota possível. Lembre-se que para se inscrever no ENEM provavelmente certamente você usou a internet, porque não usá-la novamente como ferramenta para se informar sobre o trajeto? Existem inúmeros serviços de mapas e de rotas de transporte público online.

5. Faça uma check list

Agora, suponha que você fez tudo certinho, saiu de casa cedo, levou consigo seu plano B, acordou cedo e bem, se informou, chegou no local de aplicação da prova e notou que esqueceu seu cartão de confirmação ou documento de identificação. Saindo mais um ano de preparação para o ENEM, no capricho!

Pesquise sobre tudo o que você vai precisar levar para a prova e faça uma lista. Só saia de casa depois reconfirmar se você está levando tudo o que é necessário para que você possa fazer a prova o melhor possível. Não esqueça de colocar na lista seu lanche, dinheiro para o transporte ou cartão de passagem, material de papelaria (lápis, lapiseira, canetas…), cartão de confirmação e documento. Ah, e não precisa nem dizer que é melhor levar pelo menos 2 canetas. Vai que uma falha na hora!

Essas são as nossas cinco dicas para você não chegar atrasado ou não perder a prova do ENEM de bobeira! E você, tem mais alguma dica que esquecemos de mencionar? Não esqueça de dar sua opinião nos comentários. Até a próxima!