5 dicas de redação para o ENEM


words-1306101

 

A redação é uma etapa muito importante na maioria dos vestibulares. Através dela você é avaliado em vários aspectos como capacidade de interpretar textos e argumentar, habilidade para solucionar um problema, se você tem ou não um bom domínio da norma culta…  No ENEM, você pode conseguir até 1000 pontos nesta etapa e, por isso, preparamos 5 dicas valiosas pra você arrebentar na redação.

 

Leia a coletânea de textos

As propostas de redação vêm acompanhadas por textos motivadores que podem ser charges, anúncios publicitários, trechos de entrevistas ou até uma imagem. Leia-os atentamente e verifique que ideias a respeito do tema proposto eles veiculam, se trazem posicionamentos contrários sobre o assunto ouopiniões semelhantes. Essa leitura é fundamental para a compreensão da proposta e pode ajudá-lo a entender melhor a questão problematizada.

Planeje a redação

Após compreender bem o tema, defina a sua tese, ou seja, a sua opinião sobre o assunto, o posicionamento que você irá defender. Em seguida, pense em três argumentos coerentes com a posição que você escolheu e qual é a melhor ordem para apresentá-los em sua redação.  Assim, você poderá visualizar seu texto e possíveis equívocos em seu raciocínio.  Faça tudo isso no rascunho.

Não use frases prontas

“Todo político é corrupto”, “A população precisa se conscientizar” ou “O brasileiro é alegre” são exemplos de frases vagas e imprecisas, com ideias estereotipadas e opiniões prontas. Elas não refletem a realidade e não apresentam soluções concretas para o problema abordado, seja ele qual for. Além disso, o uso de frases pré-fabricadas demonstra falta de reflexão própria acerca do tema.

 

Atenção ao vocabulário

Cuidado com palavras como “coisa”, “algo”, “tipo”, ou “aí.” Elas são bem comuns na nossa fala, mas não são adequadas para uma redação, pois revelam falta de vocabulário específico para se expressar adequadamente sobre um assunto. Por outro lado, não use palavras cujo significado você não conheça plenamente. Isso pode interferir na clareza do seu texto e gerar equívocos de sentido.

Evite a repetição de palavras

Palavras já utilizadas podem ser substituídas por pronomes, por outras de significado equivalente, por expressões, ou podem ser simplesmente suprimidas.  Utilize esses recursos para evitar a repetição.

Depois de tudo isso, revise, com atenção especial para pontuação, acentuação e regências verbal e nominal e então é só passar a limpo. Ah, e não esqueça o título!!!