(i)Mobilidade urbana – VE 11


O que é mobilidade urbana e por que ela é importante? Descubra quanto tempo, em média, um paulista gasta por ano no trânsito, conheça a ciclovia que não aguenta uma ressaca e reflita sobre os diferentes modais de transporte urbano.

 

 

No episódio de hoje, Felipe e Juliano conversam sobre a imobilidade urbana das grandes cidades brasileiras. Para saber mais sobre o assunto, dê uma conferida nos links a seguir.

 

Sabia mais sobre o assunto

 

Política Nacional de Mobilidade Urbana – Lei nº 12.587;

7 caminhos para a mobilidade urbana – Revista Galileu;

Qualidade do ar – Ministério do meio ambiente;

O papel chave do setor de transportes para a qualidade do ar nas cidades – WRI Brasil;

Mobilidade e acessibilidade desafiam cidades – Mobilize Brasil;

Entrevista do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, para o programa Pânico da rádio jovem pan – Canal Pânico Jovem Pan (Youtube);

 

Recomendações

 

Cities: Skyline – Steam

 


O vidaestudantil.com nas redes sociais

Facebook;

Twitter;

Instagram;

 

Feed do VECast

http://vidaestudantil.com/vefeed

Comentários, dúvidas e sugestões

vecast@vidaestudantil.com

Crédito das músicas de fundo

Music by Kevin MacLeod (incompetech.com) licensed under Creative Commons: By Attribution 3.0 – http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/

 

  • Públio Macedo Lima

    foi curto o eps pro juliano num perder a carona dele??
    Mas eu acredito que grande parte do problema também no Brasil seja o tamanho das cidades dele, Amsterdã, que foi citada como exemplo, da pra passar a cidade toda andando, enquanto isso minas gerais (estado – 586.528 km²) é quase 2 vezes maior do que a Alemanha (Pais – 357 051 km²). Então soluções como Trams muito utilizados no exterior não seria implementáveis em cidades como o rio de janeiro (cidade – 1.255 km²) como são implementados com sucesso (menos em dia de jogo) em Dresden (Quarta maior cidade da Alemanha – 328,8 km²)
    Niterói também é uma grande cidade do estado do Rio. huahuahauhau gostei … acho que vc é o único carioca que comentaria isso, Niterói FTW.
    Não da pra passar a ponte de bicicleta. e mais uma vez a parte de distancias … eu viajo mais ou menos 35km (usando a ponte) pra vir pra o Laboratório diariamente. Não tenho condição física para fazer isso de bicicleta ou andando e nem tempo.
    pra finalizar … Parabéns por mais um bom eps XD