Equipe Minerva Náutica [VE entrevista] – VE 20


 

 

Aprender, Inspirar e Ganhar

 

Esses são os desafios da Equipe Minerva Náutica.

A equipe Minerva Náutica

 

A Equipe Minerva Náutica, que teve seu início em 2013 como UFRJ Sailbot, é a equipe de competição de nautimodelismo da UFRJ. A equipe participa de desafios de modelos de embarcações radio-controlados e autônomos e é formada por alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A equipe surgiu em 2013 a partir da experiência do primeiro capitão e atual colaborador, Arthur Pereira, que em seu intercâmbio na Memorial University of Newfoundland – Canadá, teve a oportunidade de participar da competição de veleiros autônomos (International Robotics Sailing Regatta – Sailbot), daí o nome UFRJ Sailbot.

 

A Náutica começou seu trabalho no Instituto Politécnico de Cabo Frio, onde construíram seu primeiro barco, o Vilson. Ao crescer a Minerva Náutica passou para o Pólo Náutico da UFRJ e hoje tem como sede o LabOceano, o Laboratório de Tecnologia Oceânica da COPPE/UFRJ e é orientada pelos professores Carlos Levi e Paulo de Tarso.

 

 

 

Olhem esse vídeo com os melhores momentos da Equipe Minerva Náutica.

 

 

O LabOceano

 

O Laboratório de Tecnologia Oceânica – LabOceano – faz parte do Programa de Engenharia Naval e Oceânica da COPPE/UFRJ. Com mais de 2000 projetos já realizados em convênio com a Petrobras, a COPPE/UFRJ é referência internacional em pesquisa e desenvolvimento.

O LabOceano está em operação desde abril de 2003, foi projetado com a finalidade de realizar ensaios de modelos de estruturas e equipamentos usados nas atividades de exploração e produção de petróleo e gás offshore, cujas operações avançam rapidamente para regiões de até 3000m de profundidade.

A Equipe Minerva Náutica conta com o apoio do LabOceano e com a sua estrutura. O Tanque com mais de 15m de profundidade, poço central com 10m adicionais e sistema geradores de ondas é o tanque mais profundo do mundo. Lá eles realizam testes e reuniões.

 

Como posso entrar em contato com a Minerva Náutica?

E aí? Gostou da Entrevista com a equipe? Se interessou pelo ótimo trabalho que eles fazem? Se identificou com os desafios e a proposta da mesma? Ainda quer saber mais sobre a Minerva Náutica?

Então não perca tempo, para ajudar nós “linkamos” a seguir algumas formas de você entrar em contato com essa galera simpática.

A Minerva Nautica pode ser encontrada em:

 

Confiram a página da equipe! Lá vocês vão encontrar muita informação sobre ela, competições que ela participa, parcerias, vai ter acesso a imagens dos barcos e vídeos da equipe em ação.

 

Entrevista

A conversa com a Minerva Náutica foi descontraída, mas repleta de informações. Eu (Felipe) saí dela querendo poder voltar para a graduação para fazer parte da equipe. Registramos o final da entrevista a seguir.

 

 

A entrevista completa você acompanha no podcast.

 

Aproveite ao máximo tudo que a universidade pode te proporcionar durante seu curso de graduação. E as equipes de competição são uma ótima pedida!

 


Participantes desse episódio

Felipe Cabral

@felipecabralVE

Juliano Ramaldes

@Hamaldes

O vidaestudantil.com nas redes sociais

Facebook;

Twitter;

Instagram;

Youtube;

Assine um de nossos podcasts

Feed do Café com LaTeX

http://vidaestudantil.com/clfeed

Feed do VECast

http://vidaestudantil.com/vefeed

Feed Geral

http://vidaestudantil.com/podcastsfeed

Comentários, dúvidas e sugestões

vecast@vidaestudantil.com

Crédito das músicas de fundo

Music by Kevin MacLeod (incompetech.com) licensed under Creative Commons: By Attribution 3.0 – http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/