Desafio de matemática número 3


Parabéns a todos que conseguiram resolver o desafio número 2.

Nosso terceiro desafio consiste de um interessante problema de geometria. Vamos lá?

De uma região retangular retiramos uma outra região retangular nela contida (como pode ser visto nas figuras a seguir). Como dividir os dois retângulos em duas partes com áreas iguais usando apenas uma reta?

Desafio3

Esse foi retirado daqui: http://www.dm.ufscar.br/hp/hp253/hp253001/hp253001.html.

Comente esse post com a resposta. Na próxima sexta todos os comentários serão mostrados e aqueles que resolveram terão seus nomes divulgados no próximo vecast. Abraços e até o próximo desafio…

  • Públio Macedo Lima

    Como um retângulo possui um centro em metade da sua altura e metade da sua largura qualquer reta que corte esse centro vai dividir aquele retângulo em duas partes de mesma área. Com isso em mente se você achar a centro de cada um dos retângulos (o principal e o retirado) você terá 2 pontos e assim pode traçar uma reta que passe por esses dois pontos, essa reta certamente vai dividir tanto o retângulo principal como o retângulo retirado em duas partes com mesma área (tanto na parte principal como na parte retirada) e assim você terá a mesma área final considerando a área final como área principal menos a área retirada e assim dividindo a parte remanescente em 2 sem maiores dificuldades.