Escrever em LaTeX


Como diz a wikipédia, a enciclopédia livre:

 

LaTeX é um conjunto de macros para o programa de diagramação de textos TeX, utilizado amplamente na produção de textos matemáticos e científicos, devido a sua alta qualidade tipográfica.

 

Uma das maiores vantagens do sistema LaTeX é a qualidade do resultado final, além disso, diversos comandos de alto nível estão disponíveis para, principalmente, formatação do texto e inserção de símbolos e expressões matemáticas. Um texto produzido em LaTeX precisa ser compilado para gerar um documento, geralmente no formato pdf.

Diversos modelos estão disponíveis, o que permite que o escritor se preocupe quase que exclusivamente com o conteúdo do documento e não com a formatação.

A seguir apresentamos um breve tutorial para a instalação de uma distribuição de LaTeX e editor nas plataformas windows e Linux.

 

Passo a passo para a instalação (Windows):

  1. Acesse MiKTeX e baixe o instalador adequado ao sistema utilizado;
  2. Instale o MiKTeX;
  3. Acesse TeXstudio e baixe o instalador do editor TeXstudio;
  4. Instale o TeXstudio.

 

Quer um tutorial mais detalhado? Acesse o episódio 2 do Café com LaTeX para um passo a passo mais aprofundado do processo de instalação no Windows.

 

Passo a passo para a instalação (Linux):
  1. Instale o TeXlive. Para isso, digite no terminal: $ sudo apt-get install texlive-full
  2. Instale o TeXstudio. Para isso, acesse TeXstudio e baixe a versão adequada para a sua distribuição.

 

Como começar a usar:

 

 

Você baixou a distribuição e um editor e agora não sabe como usar? Temos um podcast voltado para ajudar você a produzir textos em LaTeX. Acesse os episódios do Café com LaTeX, ouça, comente e aprenda a produzir textos com qualidade profissional sem se preocupar com a formatação.